sábado, 18 de agosto de 2012

REFLEXÃO: TORRE FORTE



As torres eram muito comuns no passado; eram construídas para diversos fins como: proteção, defesa das propriedades alem de afastar os salteadores em caso de ataque. 

Uma cidade possuidora de torres oferecia mais segurança para os seus moradores, porque as mesmas inibiam a ação dos inimigos, nelas sempre havia a presença de vigilantes contínuos que informavam qualquer movimento suspeito aos homens de guerra que de imediato se posicionavam para contra atacar os adversários. Sendo assim, os impostores pensavam duas vezes antes de atacar uma cidade fortificada. 

Podemos entender a expressão do salmista Davi quando escreveu o Salmo 61; ele se encontrava em um momento especial de abatimento e desânimo, pela revolta e fuga de seu filho Absalão. Ainda que ele possuísse um exercito, em sua oração ele reconhecia ao Senhor como seu refúgio, e sua torre forte. “Pois tens sido o meu refúgio e uma Torre Forte contra o inimigo”, (Sl.61: 3). É verdade, Torre Forte é o que tem sido o Senhor para nós que estamos cercados de grandes inimigos, visíveis e invisíveis, principados e potestades, e somente uma Torre Forte como Jeová poderá nos abrigar e oferecer segurança dos ataques ferozes do nosso principal inimigo.

Um dos maiores acontecimentos que abalou o mundo neste princípio de século foi sem dúvida o ocorrido em 11\09\2001, o terrível atentado ao World Trade Center que levou a destruição total das belíssimas Torres Gêmeas. 
Sob os escombros das famosas Torres sucumbiram milhares de vidas, vítimas da insanidade de homens fanáticos, e sem temor de Deus; porque quem conhece a Deus não espalha terror, não mata, e se for possível sofre o agravo para não agravar o seu semelhante. 
As Torres não tinham a finalidade de proteger, eram, porém, ostentadas com orgulho por sua beleza arquitetônica, tornando-se um cartão postal de uma das nações mais prósperas e poderosas da terra. 
O símbolo ruiu; fogo, fumaça, pó, lágrimas e luto, foi tudo que restou. Elas não eram tão fortes diante da estupidez com que foram atacadas. Ficaram ali sepultados muitos sonhos, projetos, esperanças, dando lugar a uma tremenda insegurança, medo e uma enorme saudade. A Bíblia diz: “o mundo jaz no maligno”, e a proporção que nos acercamos do final dos tempos podemos sentir a ação maléfica de satanás em evidência, fazendo o que ele sabe fazer mui bem: roubar, matar e destruir, semeando sofrimentos, a desvalorização da vida, perturbação e convulsão das nações e governos, e sobre tudo, a sobrepujança dos interesses ao verdadeiro respeito pelo ser humano. 

Um grito nos sai da garganta: E onde está a nossa segurança? “...quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima porque a vossa redenção está próxima” (Lc. 21:28). A nossa segurança está somente em Deus, o salmista disse “...tens sido meu refúgio, e uma torre forte...” Estando nessa Torre, ainda que o maligno nos ataque estaremos abrigados, protegidos, e teremos PAZ. Aleluia!




Missionária: Rosa Maria Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário