segunda-feira, 2 de julho de 2012

Reflexão: O SAL QUE CUROU AS ÁGUAS


O SAL QUE CUROU AS ÁGUAS
Desde os tempos antigos, o sal tem sido usado pelos povos com o substância conservante, que preserva a característica dos alimentos, Em 2 Reis 2:19-22 fala de mais um milagre operado por Deus através do ministério de Elizeu; a Bíblia fala da eficácia do sal para curar, dar sabor, preservar etc. Jesus quis valorizar-nos quando disse: Vos sois o sal da terra (Mt5:13). 
No AT. Todas as ofertas de manjares eram temperadas com sal (Lv 2:13). Jesus mesmo disse”...Tende sal em vos mesmos...”. Assim, todo aquele que é nascido de novo, a sua vida tem um novo sabor; Paulo escrevendo aos Colossenses diz: A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal. Cl 4:6). O sal faz parte da nossa vida, como estaria este mundo se nós como igreja ( como sal) não estivéssemos preservando a terra? Porém.. e se o sal se tornar insípido? Não serve para nada, nem para a terra, nem mesmo para o monturo; lançam-no fora(Lc 14:38ª). O crente quando se torna insípido não serve em lugar nenhum; não rende no trabalho, não serve no coral, pior na orquestra, e principalmente no louvor; onde ele se posicionar criará problemas. 
O Profeta Elizeu fez uso do sal para curar as águas da cidade de Jericó, ela havia sido destruída e amaldiçoada nos dias de Josué e é possível que por causa dessa maldição as águas se tornaram más. O Profeta lançou o sal no manancial das águas, e elas foram curadas e produtivas pois toda a esterilidade foi tirada.
A cidade de Jericó era bonita, bem localizada, as habitações eram excelentes, parecia não haver problemas,mas... como seria a sobrevivência naquela cidade? Tudo era só aparência.Muitas pessoas estão vivendo como Jericó, só de aparências: a sociedade precisa ver que estamos bem, a igreja também, os filhos precisam ter a impressão que tudo vai bem, a casa é boa, o carro é importado, o emprego é excelente, o padrão de vida, nem se fala. Tudo aparência, não tem o sabor de uma nova vida em Cristo Jesus. Porém, glória a Deus que nem tudo está perdido; Deus pode e é capaz de fazer infinitamente mais do que precisamos e pedimos.Ele trata do nosso passado, presente e Futuro, somente não se manifesta enquanto estamos conflitando com o Seu querer; como sal da terra podemos influenciar a nossa geração, para glória de Deus. 
O sal no AT. Além de ser usado nas ofertas de manjares, também era usado como selo de um concerto, também representava a incorruptibilidade da Palavra, usado também na purificação, e foi usado como sinal de juízo, no caso da mulher de Ló (Gn 19:26). Se quisermos sarar o mundo, só será possível através da nossa fé e o sabor da nossa nova vida em Cristo Jesus. 



Miss. Rosa Maria Ferreira Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário